Aula 14 – 10 itens que podem fazer sua sala de aula mais inclusivas

A educação inclusiva é amplamente baseado em uma atitude no sentido de educar os alunos com necessidades especiais. Essencialmente, ele não diferencia entre os alunos que estão com desenvolvimento típico e estudantes que não são. Trata-se de educar todos os alunos, juntamente com colegas da mesma idade e pares com capacidades variáveis, em uma sala de aula de ensino geral.

A educação inclusiva é dependente de acesso do aluno ao currículo. As escolas devem criar oportunidades que utilizam atividades, espaço e materiais para que todos os estudantes podem aprender. Se você estiver trabalhando em uma sala de aula inclusiva ou está no caminho para se tornar um, aqui estão 10 itens que podem fazer sua sala de aula mais inclusivas:

  1. A tabela grande

Não há nenhuma peça de mobiliário mais importante em uma sala de aula inclusiva do que uma mesa grande o suficiente para pequenos grupos de alunos. Tendo uma tabela permite que o professor agrupar os alunos e fornecer-lhes vários tipos de programação de ensino que atendam às necessidades do grupo. Além disso, os estudantes podem encontrar na mesa para trabalhar juntos em projetos, ter discussões ou usar como um espaço de trabalho alternativo. A tabela é geralmente colocado em uma área de destaque da sala, e facilita muitas oportunidades para os alunos a ser membros de um grupo.

  1. Tecnologia

Tecnologia é vital para a sala de aula do século 21. Não só permitem aos alunos acompanhar o nosso mundo em mudança, que fornece acesso para o currículo para alunos com necessidades especiais. Quer se trate de um computador, iPads, equipamentos de áudio / visual ou dispositivos de assistência, a tecnologia pode desempenhar vários papéis em sala de aula inclusiva. Pode oferecer software educacional, fornecer um currículo acessível a crianças com necessidades especiais e ajudar a diferenciar lições. Altamente envolvente, tecnologia apela para a maioria dos grupos de estudantes e apoia a inclusão de várias maneiras.

  1. Manipulatives

Salas de aula inclusivas fornecem currículo para diferentes tipos de alunos. Para alguns alunos, eles preferem um “hands-on” abordagem para ajudá-los a entender as lições.Manipulatives pode apoiar este processo, permitindo que os alunos demonstrem o seu conhecimento, desenvolver novos níveis de compreensão e explorar conceitos mais profundos. Manipulatives podem ser facilmente agrupados, colocados em recipientes de plástico e colocar em prateleiras ao redor da sala. Útil para todas as idades, manipuláveis ​​são uma maneira fácil de fazer uma sala de aula mais inclusivas.

  1. Auxiliares Visuais

Auxiliares visuais são, sem dúvida, itens muito importantes na sala de aula inclusiva.Eles atraem o interesse dos alunos, explicar uma idéia ou ajudar um aluno a compreender a lição. Assessores visuais vir de várias formas e deve haver uma variedade disponível em uma sala de aula para facilitar a inclusão.

Alguns exemplos incluem: horários, cartazes, linhas telefónicas de números, gráficos, diagramas, gráficos organizadores e diferentes tipos de papel, tais como alinhado, simples ou gráfico. Um assessor visuais também pode ser um SMART Board, televisão ou iPad. Salas de aula inclusivas sempre tem vários tipos de auxiliares visuais úteis para ajudá entregar, acomodar ou modificar uma lição.

  1. Sistema de Gestão de Comportamento Positivo

Um sistema de gerenciamento de comportamento positivo pode suportar e manter um ambiente de aprendizagem seguro, ótimo. Ele permite que o professor para destacar e reforçar os pontos fortes individuais dos alunos. Além disso, ele fornece aos alunos com sugestões para o bom comportamento.

Apoiando o comportamento dos alunos, a manutenção de um ambiente de aprendizagem calma e fornecendo rotinas previsíveis ajudar a dar a todos os alunos condições de aprendizagem óptimas. Para uma descrição detalhada de um sistema de gestão de comportamento positivo usado em salas de aula inclusivas, você pode se referir a  minha estratégia secreta para Gestão de Sala de Aula bem sucedido.

  1. Livros de alta de juros nivelados

Salas de aula inclusivas reconhecer que os alunos aprendem de maneiras diferentes em diferentes taxas. Não só os professores querem fornecer lições que abordam as diferentes habilidades, mas também fornecer materiais de sala de aula que todos os alunos podem usar. Bem como livros didáticos, uma sala de aula inclusiva também deve fornecer livros que podem ser lidos para a apreciação. Oferecendo livros (ou livros de áudio) que são adequadas à idade, interessante e podem ser lidos por leitores em diferentes níveis são uma forma importante de fazer uma sala de aula mais inclusivas.

Gráfico 7. Job

Uma Carta Job serve a vários propósitos em uma sala de aula. Primeiro, ele ajuda a manter a sala de aula em funcionamento. Em segundo lugar, ele pede a ajuda dos alunos e faz com que a carga de trabalho mais leve. Finalmente, e mais importante, permite que todos os alunos a contribuir para o bom funcionamento da sala de aula.Empregos de classe são geralmente rodados semanalmente, com alunos participantes da melhor maneira possível para a melhoria do grupo. Muitas vezes esquecido, mas muito eficaz, um gráfico de trabalho classe pode incluir todos os alunos na sala de aula de várias maneiras.

Sticks 8.Popsicle

Os professores precisam de ter um método de escolher os alunos para atividades em sala de aula de uma forma justa. Há muitas estratégias para isso, mas uma maneira simples e fácil que garante que todas as crianças na sala de aula tem a oportunidade de ser incluído é chamado de palitos de picolé. Este método envolve colocar o nome de cada criança em um palito de picolé (encontrado em lojas de artesanato) e colocando todas as varas em um frasco. Sempre que o professor exige que os alunos para fazer equipes, completar uma tarefa, ou responder a uma pergunta, um palito de picolé é escolhida aleatoriamente a partir do frasco. Esta estratégia garante que todas as crianças na sala de aula tem uma chance de ser convidado a completar a tarefa e feito de uma maneira imparcial.

  1. Informações sobre os Estudantes Binder

Porque uma classe inclusiva congratula-se com os alunos de todos os níveis, é extremamente importante que os professores rastrear os pontos fortes e necessidades de cada aluno. Dados importantes, tais como avaliações, observações, IEPs e notas podem ser mantidos juntos em um só lugar. O professor pode usar esta informação para garantir que todos os estudantes são incluídos e participar no programa de sala de aula. Um professor pode facilmente combinar informações em um Informações sobre os Estudantes Binder que irá apoiar a implementação de um currículo inclusivo.

  1. Jogos

Jogos como jogos de cartas, jogos de tabuleiro e jogos de sala de aula são muitas vezes utilizados pelos professores para reforçar um conceito novo. No entanto, eles também desempenham um grande papel em ensinar os alunos as habilidades sociais e trabalho em equipe. Porque as escolhas são infinitas do jogo, eles oferecem muitas maneiras diferentes em que um aluno pode participar. Mais importante, os jogos podem permitir que os alunos a relaxar no ambiente de aprendizagem, desfrutar de uma empresa e formar relacionamentos uns dos outros.

Acervo Inclusivo Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Militante das questões referentes às pessoas com deficiência desde a década 1980, nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica como psicólogo e psicanalista, tendo cinco pós-graduações e dois doutorados. Como escritor tem uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de setenta títulos lançados, peças teatrais e roteiros audiovisuais.