E-books Gratuitos Na Área da Inclusão

Todos estes títulos do Autor Emílio Figueira você pode baixar gratuitamente no formato PDF. Basta clicar nas capas.

 

 

 

 

 

Escrita de forma descontraída, visa orientar pais, mães e familiares para entenderem e aproveitarem o melhor do processo escolar de seus filhos.

 

 

Coletânea de pequenos artigos do autor publicados na Globo.com

 

Obra que propõe o uso de todas as artes como forma de inclusão escolar e de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

 

 

Coletânea de oitos longos artigos publicados pela Rede Saci

 

Considerando ser uma obra de cunho e importância social que pode beneficiar muitas pessoas nos meios religiosos e na sociedade em geral, por vontade do autor, esta versão digital passa a ser distribuída gratuitamente para todas as pessoas interessadas, independente de qual seja a dominação religiosa. É livre o seu uso para estudos, preparações de materiais religiosos e estudos teológicos.

 

Uma Relação Histórica Entre Pessoas Com Deficiência E A Sétima Arte

 

Estudos realizados pelo autor durante toda a década de 1990, fala da presença das pessoas com deficiência no mundo dos jornais, revistas, rádios, televisão e internet

 

Ensaios sobre as relações Deficiências & Literatura­ nos anos 80 e 90 que deram origem à Escrita Inclusiva

 

Romance que conta a realidade de pessoas com fissura labiopalatal e de um hospital referência neste tipo de tratamento.

 

Henrique, um rapaz com deficiência na fala e movimentos involuntários, é contratado para trabalhar em uma empresa, onde se apaixona por Murielli, uma relações internacionais bem-sucedida, descobrindo e tendo que lidar com sentimentos desconhecidos por ele. Com o tempo a moça passa a sentir algo mais forte por ele, ocultando inicialmente. Ao assumirem o namoro, o rapaz passa a viver novos sentimentos e sensações como amar e ser amado, enquanto a moça luta contra os preconceitos culturais para viver esse amor. Enfrentado o sopro da opressão social, juntos vão descobrindo-se, fortalecendo-se e eliminando suas próprias limitações.

 

Este foi minha primeira publicação imnfantojuvenul. Embora publicada em 2006, eu a reescrevi quatro vezes. A história conta sobre um universo que conheci muito bem nos primeiros anos de vida, o cotidiano dos Centros de Reabilitação e das Escolas Especiais. Claro que agora com a inclusão de pessoas com deficiência em escolas normais, essas Escolas Especiais estão perdendo o sentido de existir. A leitura de LEMBRANÇAS DE UM ANO LETIVO o levará conhecer um pouco do que era aquela rotina. Mais do que isto, você acompanhará as histórias de setes adolescentes com deficiências diferentes que lutam por suas primeiras paixões existenciais e amorosas. Personagens com predicados de animados, estudiosos, idealistas, solidários, sonhadores, determinados e sentimentais.

 

Obrigado e BOA LEITURA!

 

Acervo Inclusivo Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Militante das questões referentes às pessoas com deficiência desde a década 1980, nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica como psicólogo e psicanalista, tendo cinco pós-graduações e dois doutorados. Como escritor tem uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de setenta títulos lançados, peças teatrais e roteiros audiovisuais.