Conversando Sobre Educação Inclusiva

Os nossos professores não são sempre formados para atender as necessidades dos mais diversos alunos que irão aparecer em suas salas de aula. Saber lidar com diferentes alunos é uma iminente necessidade para todas as escolas, para conseguir efetivamente incluir todos os seus alunos como membros funcionais da comunidade.

Para ajudá-los, nos últimos três anos o curso gratuito e livre CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, foi um treinamento online para professores que ajudou a aperfeiçoar mais de 23 mil educadores no Brasil e exterior, sendo grande parte da região norte e nordeste. Alegra-me e agradeço de coração por todos os mais de 2200 comentários postados e mensagens que recebi nesses anos.

Por outro lado, como um importante reconhecimento, no dia 7 de dezembro de 2017, em uma linda e emocionante cerimônia no Memorial da Inclusão, o nosso curso recebeu o Certificado de FINALISTA do VI PRÊMIO AÇÕES INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA do Governo do Estado De São Paulo.

Agora, por questões técnicas e pessoais, em 2019, o curso foi retirado do ar. Mas resolvi lançar em forma de apostila gratuita, o conteúdo do mesmo, visando a continuação de minha tarefa de levar conhecimentos gerais sobre Educação Inclusiva!

E, além desta apostila, no site ACERVO INCLUSIVO EMÍLIO FIGUEIRA, você encontrará informações, artigos, entrevistas e muito materiais gratuitos para baixar.

Clique nesta capa e baixe seu exemplar em PDF

Acervo Inclusivo Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Militante das questões referentes às pessoas com deficiência desde a década 1980, nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica como psicólogo e psicanalista, tendo cinco pós-graduações e dois doutorados. Como escritor tem uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de setenta títulos lançados, peças teatrais e roteiros audiovisuais.