Sobre Emílio Figueira

O ACERVO INCLUSIVO EMÍLIO FIGUEIRA reúne a sua produção deste autor desde os anos 1980. São perto de 700 textos, além de vídeos e livros, reportagens e matérias de época. Artigos e colunas publicadas em vários veículos de comunicação de massa. Algumas dezenas de seus artigos científico, monografias e mais de 20 dos meus livros para download gratuitos.

Muito material sobre psicologia das pessoas com deficiência, teorias e práticas pedagógicas em Educação Inclusiva. Os conteúdos completos das aulas ministradas por Emílio Figueira em duas décadas. Vídeos com suas entrevistas, palestras online e documentários.

Totalmente gratuito para todos, esse conteúdo que, além de contar um pouco a história das pessoas com deficiência nas últimas três décadas, saindo da exclusão e estando em plena construção de uma sociedade inclusiva, está à disposição de pesquisadores, membros de movimentos e políticas sociais e, principalmente, de educadores que queiram se aperfeiçoar em Educação Inclusiva.

ORIGINALIDADE DOS ESCRITOS

Hoje adotamos a terminologia pessoas com deficiência como a correta. Mas em vários escritos da década de 1990, quando se usava o termo “pessoas portadoras de deficiência”, optamos por deixá-las nesses textos de época.

Assim como, mantendo essa originalidade do autor, as publicações estão em estado de sic erat scriptum, (“assim estava escrito”), exatamente como encontradas nos textos de originais. Isto porque, assumindo suas próprias limitações, Emílio Figueira escreveu em seu mais recente livro de memórias “Memórias De Um Bom Malandro”:

“Sei que algumas coisas que faço, produzo ou escrevo podem apresentar erros. Só que para mim o feito é melhor que o perfeito escondido em uma gaveta. Sempre estarei em busca de resultados e não de reconhecimentos acadêmicos ou eruditos. E com os meus passos dentro das minhas possibilidades, com meus erros e acertos, continuarei fazendo a minha parte para uma Escola e uma Sociedade Inclusiva!”