Dramaturgia Completa: Emílio Figueira lança coletânea dos seus primeiros nove textos teatrais

Coletânea de nove textos teatrais escritos por Emílio Figueira em sua primeira fase como dramaturgo entre 1987 e 2014. Entre os encenados, premiados e inéditos, destacam os dois mais recentes escritos em parceria com Ivan Beteto, “Cinquenta Minutos” e “Aprendendo com Moluscos”.

Veja abaixo as sinopses da peça.

E para baixar gratuitamente, clique na capa ao lado.

 

O TOQUE DA CAMPAINHA (2012)

Texto teatral evangélico de curta duração para três personagens. Uma professora ansiosa por perder um importante documento de sua escola, tem um diálogo com seu pai, um senhor cristão calmo e sereno, e sua mãe sobre a ansiedade no mundo atual que se generalizou a vida moderna, concordando entre eles que o cristão têm duas armas poderosas para lutar contra ela: a oração e confiança em Deus!!!

 

ENFIM, BRIGAMOS! (2000)

Comédia para dois atores em ato único, é a narrativa de um casal que ao comemorar dez anos de casamento, desentendem e acabam lavando a “roupa suja” do relacionamento, discutindo os prós e contras de uma separação. Esta dramaturgia ficou em primeiro lugar no Concurso Internacional de Dramaturgia da “Interpalco”, em 2000. Texto com 29 montagens pelo Brasil!

 

O DESAJEITADO (1986)

É a história de um moço simples de uma pequena cidade de interior que queria arrumar uma namorada no dia de São João, mas era meio tímido e desajeitado com as palavras. Um amigo seu tenta lhe ajudar; porém nos momentos de conquistas, ele se atrapalha todo, criando situações engraçadas. Até que no fim ele descobre que o importante é sermos nós mesmos, com todos os nossos defeitos e qualidades.

 

UMA PSICÓLOGA EM MINHA VIDA (1997)

A peça é um monólogo romanceado, misturando memórias com poesias, onde o rapaz em seu quarto, enquanto se veste para o seu casamento, revive e declama com simplicidade o seu amor por sua noiva, uma psicóloga. Passa pela fase que a conheceu, o complexo de inferioridade, o momento da confissão, quando ela não respondeu nem sim nem não, deixando um clima no ar, sem responder suas cartas e poemas. Depois o dia do sim, o namoro, o dia do casamento e suas perspectivas futuras. Todavia, o enredo mantém a linha do otimismo, onde pelo simples fato de estar apaixonado por uma pessoa tão especial, o reanimou a viver! O texto é uma verdadeira e sincera homenagem ao amor…

 

ENCONTRO NÃO MARCADO (1997)

Um inventor – também apaixonado por literatura -, cria uma máquina do tempo na intenção de voltar no tempo para conhecer pessoalmente pessoas e fatos marcantes de nossa história. Certa noite, ele vai dormir, esquecendo a máquina ligada e, durante um curto em sua memória, ela se autorreprograma, trazendo para o presente, escritores e poetas brasileiros já falecidos. Ao acordar e vê-los em sua sala, após o susto, o inventor explica-lhes o que realmente aconteceu e pede um tempo para consertar e enviá-los de volta. Enquanto isso, ele convida uma amiga por telefone para vir até ao seu apartamento e ficar fazendo sala para eles. Após se apresentarem, desenvolverá um diálogo entre eles, comentando sobre suas vidas como seres humanos – quebrando o mito que os gênios são seres perfeitos – épocas e obras; diálogo esse, organizado por datas de acontecimentos começando pelo Pré-Modernismo, caminhando para relembrar a Semana da Arte Moderna de 22, o movimento que deu origem ao Modernismo, nosso período atual, a partir do Segundo Ato.

 

A FÁBRICA DE LOUCOS (2010)

Três pacientes fogem de um manicômio tradicional. Isso causa problemas a um político dono de vários desses hospitais, discutindo-se a questão da luta antimanicomial. Paralelamente, os três caminham pela sociedade, observando os nossos atuais comportamentos. Questões como alienação no ambiente de trabalho, trânsito caótico, sociedade de consumo, um ser humano alienado em si mesmo, a eterna perseguição da acumulação de bens. Por fim, os três pacientes tiram suas próprias conclusões dessa atualidade.

 

DO CHOCOLATE, AO PRIMEIRO BEIJO! (1997)

O enredo conta a vida de um rapaz muito dedicado aos estudos, jovem gênio, que conhece uma moça por quem começa a se apaixonar. Certa noite, saem juntos e são envolvidos em um assassinato, onde ela leva a culpa. Juntos partem para buscar a prova de sua inocência e sua principal arma é a própria inteligência do rapaz, analisando e ligando os fatos, encontrando toda as respostas para desvendar o crime em sua autoconfiança.

 

CINQUENTA MINUTOS (2014) – Com Ivan Beteto

Drama em três atos, para três atores, que se passa em um consultório nos moldes de análise psicanalítica. As narrativas de Silvia e Odair acerca de seus relacionamentos e frustrações pessoais evoluem se entrecruzando, apontando para transições dos papéis do homem e da mulher na contemporaneidade e o confronto com o vazio existencial.  Um retrato do amor no século 21.

APRENDENDO COM MOLUSCOS (2014) – Com Ivan Beteto

Renato, jovem surfista de vinte e três anos, fotógrafo, desenvolve insuficiência renal crônica que culmina na obrigatoriedade de um transplante de rim. Sua mãe e sua namorada Fernandinha o apoiam incondicionalmente, no entanto, será por meio de Cláudia, sua meia irmã, com quem tem desavenças, que será possível haver uma esperança. O texto é uma apologia à doação de órgãos.

 

Emilio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo e personal coach com formação em Programação Neurolinguística. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de cinquenta títulos lançados. Ator e autor de teatro. Várias entrevistas na mídia e em jornais. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.