ENTRE A CRUZ E A CLÍNICA: Do aconselhamento pastoral ao atendimento psicológico nas igrejas evangélicas como uma nova proposta de ministério

Para baixar gratuitamente basta clicar nesta capa

Enfatizando a função de psicólogos como um novo ministério para as igrejas evangélicas como uma necessidade cada vez maior, este trabalho traça um paralelo entre o aconselhamento pastoral e o atendimento psicológico nos ambientes religiosos.

Apontando as bases e técnicas do aconselhamento pastoral, que também têm os seus limites humanos e de conteúdo em um mundo cada vez mais conturbado como o atual, onde surgem novas doenças, conflitos, crises existenciais, o Emílio Figueira aponta que haverá casos e momentos certos que um conselheiro pastoral deva encaminhar o aconselhado para uma psicoterapia.

Hoje as igrejas começam a buscar subsídios na psicologia e em outras áreas relacionadas à saúde mental para exercer a atividade de aconselhamento de modo mais eficaz.

“Muitos pastores têm, inclusive, cursado faculdades de psicologia. E preparar, buscar, abrir espaços para novos profissionais para essas atividades precisa ser uma preocupação atual. Como a escolha de profissionais da psicologia ou membros treinados para o ministério do aconselhamento que irão atuar nas igrejas, sempre que possível que sejam cristãos, conforme recomenda Gary Collins”, diz Emílio.

ENTRE A CRUZ E A CLÍNICA apresenta ainda duas propostas, a psicologia humanista e a psicoterapia breve, como bases para a atuação deles como uma busca para amenizar problemas vivenciados por nossos aconselhados. E abordamos as questões legais, éticas, profissionais e religiosas e seus parâmetros de atuação em um ambiente religioso.

Para baixar o livro gratuitamente no formato PDF basta clicar na capa acima. O arquivo se abrirá em outra aba do seu computador, salve-o e boa leitura.

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo e personal coach com formação em Programação Neurolinguística. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de cinquenta títulos lançados. Ator e autor de teatro. Várias entrevistas na mídia e em jornais. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.