Exposição retratando crianças com deficiência promove inclusão social em São Paulo

No próximo dia 01 de dezembro, ás 14hs, dentro da Virada Inclusiva, acontecerá a abertura da exposição fotográfica “Ita Vita”, projeto realizado com crianças com deficiência e suas famílias, pela fotógrafa Giselle Bohnen. Realizada no jardim da Casa das Rosas de terça a sexta-feira das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h, na Av. Paulista, 37. A mostra conta com curadoria é de Valkiria Accocca e textos e poemas do escritor Emilio Figueira.

Fruto do Projeto “Ita Vita – Arte, Fotografia e Inclusão Social”, a exposição promove o diálogo com questões inerentes ao tema por meio da fotografia e poesias. O que revela um mundo de superação, afeto e vivências que cercam a vida dessas crianças através da perspectiva de que as diferenças são naturais e enriquecedoras.

“O dia do ensaio é um dia muito esperado pelas crianças e suas famílias. Nos divertimos, damos risadas. As famílias se sentem acolhidas por alguém estar escutando-as. Deixo um espaço aberto, onde os pais ficam livres para expor as alegrias e dificuldades do dia-a-dia. Ver e registrar o sorriso dessas crianças é algo simplesmente gratificante”, revela Giselle.

De forma artística, a exposição proporciona ao público uma reflexão sobre a inclusão social e sua importância, bem como desperta empatia e interesse que vão além das imagens. Todas as obras contam com descrição em braile e impressão tátil para pessoas com deficiência visual.

A exposição “Ita Vita” conta com o apoio cultural de D. Carvalho – John Deere.

Sobre o projeto

O projeto nasceu no início de 2017, da necessidade de ter um espaço dentro da própria fotografia para conversar e dialogar sobre como e qual a importância de uma sociedade inclusiva. Por meio de imagens, é possível revelar as diferenças com naturalidade, tornando o espectador familiarizado com o tema, provocando um pensamento crítico e reflexivo.

Serviço

Exposição “Ita Vita”

Abertura 01 de dezembro, às 14hs

Horários: de terça a sexta-feira das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h

Local: Jardim da Casa das Rosas, Av. Paulista, 37 – São Paulo

Site do Projeto: www.projetoitavita.com

 

Emilio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo e personal coach com formação em Programação Neurolinguística. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de cinquenta títulos lançados. Ator e autor de teatro. Várias entrevistas na mídia e em jornais. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.