FotoPoetizando: Catálogo gratuito com fotos de Giselle Bohnen e poesias de Emílio Figueira

No próximo sábado, dia 01 de dezembro, ás 14hs, dentro da Virada Inclusiva, acontecerá a abertura da exposição fotográfica “Ita Vita”, projeto realizado com crianças com deficiência e suas famílias, pela fotógrafa Giselle Bohnen. Realizada no jardim da Casa das Rosas de terça a sexta-feira das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h, na Av. Paulista, 37. A mostra conta com curadoria é de Valkiria Accocca e textos e poemas do escritor Emilio Figueira. (Veja mais detalhes abaixo.)

Complementando o projeto da nova exposição, como um presente a todos, surgiu a ideia de se criar o Projeto FotoPoetizando com distribuição de catálogos, unindo fotos de Giselle Bonhen com temas ou personagens ligados ao mundo da Inclusão Social com textos poéticos de Emílio Figueira. Esses catálogos sairão de tempos em tempos com distribuições gratuitas, principalmente em exposições desses artistas.

Como lançamento, este primeiro catálogo do Projeto FotoPoetizando traz exatamente o ensaio descompromissado, realizado por eles em setembro de 2018, quando Giselle Bohnen fotografou Emílio Figueira, escritor e poeta, uma pessoa com paralisia cerebral que compromete sua fala e movimentos, mas com mais de três décadas dedicas à luta pela Inclusão Social no Brasil. Dentre sua obra de mais de setenta livros editados, Figueira selecionou suas poesias preferidas para compor o Catálogo.

E para baixar o seu no formato PDF, basta CLICAR AQUI

Fruto do Projeto “Ita Vita – Arte, Fotografia e Inclusão Social”, a exposição promove o diálogo com questões inerentes ao tema por meio da fotografia e poesias. O que revela um mundo de superação, afeto e vivências que cercam a vida dessas crianças através da perspectiva de que as diferenças são naturais e enriquecedoras.

“O dia do ensaio é um dia muito esperado pelas crianças e suas famílias. Nos divertimos, damos risadas. As famílias se sentem acolhidas por alguém estar escutando-as. Deixo um espaço aberto, onde os pais ficam livres para expor as alegrias e dificuldades do dia-a-dia. Ver e registrar o sorriso dessas crianças é algo simplesmente gratificante”, revela Giselle.

De forma artística, a exposição proporciona ao público uma reflexão sobre a inclusão social e sua importância, bem como desperta empatia e interesse que vão além das imagens. Todas as obras contam com descrição em braile e impressão tátil para pessoas com deficiência visual.

A exposição “Ita Vita” conta com o apoio cultural de D. Carvalho – John Deere.

Serviço

Exposição “Ita Vita

Abertura 01 de dezembro, às 14hs

Horários: de terça a sexta-feira das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h

Local: Jardim da Casa das Rosas, Av. Paulista, 37 – São Paulo

Site do Projeto: www.projetoitavita.com

 

 

Emilio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo e personal coach com formação em Programação Neurolinguística. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de cinquenta títulos lançados. Ator e autor de teatro. Várias entrevistas na mídia e em jornais. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.