Grupo Tradicional De Inclusão Ao Teatro Monta Novo Espetáculo Sem Nenhum Apoio Financeiro

Em quase duas décadas formando mais de 600 pessoas com algum tipo de deficiência, a Cia Teatral Olhos de Dentro continua sendo um gesto de resistência de Inclusão pela arte

A cena é comum a todos nós. Uma vovó que compartilha com sua família lindas e interessantes histórias intercaladas com sábios conselhos, embalados pela paciência, sabedoria, tolerância e amor. Inspirado em fábulas, esse é o enredo de “Matriarca”, novo espetáculo infantojuvenil da Cia Teatral Olhos de Dentro – Um Exercício de Inclusão que estreia no próximo dia 24, às 14 horas no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo.

“Desenvolvemos um trabalho voluntário, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência às arte, pessoas com diferentes tipos de deficiências, como deficiências múltiplas, síndrome de down, deficiente físico, visual, auditivo, entre outras, além de pessoas sem deficiência, porém com baixo poder aquisitivo“. Conta Nina Mancin, diretora teatral e coordenadora do projeto.

Anualmente a Cia Teatral Olhos de Dentro monta um espetáculo com todos os alunos envolvidos, respeitando os limites de cada um de seus participantes, tendo o Teatro Ruth Escobar como seu único apoiador, concedendo o espaço físico para as aulas e ensaios.

“Infelizmente, o projeto nunca contou com apoio financeiro para nossas montagens e nem para manutenção da Cia, o que é muito difícil, esse ano por exemplo com um grupo de quase 30 pessoas e a maioria com deficiência” relada Nina que também assina a adaptação do texto.

“Matriarca” é mais uma dessa prova de amor pela arte e inclusão. E, sobretudo, da união. O espetáculo nasce da venda de rifas e chaveiros o que ajuda pouco diante de tantos gastos que uma produção mínima requer.  “São mais de 40 figurinos sem contar o cenário, a iluminação, os adereços, impressão de ingressos, enfim o que estamos fazendo esse ano para montar o espetáculo é quase o impossível”.

Sobre a Cia

Há 17 anos a Cia Teatral Olhos De Dentro promove a formação e inclusão teatral de pessoas com deficiência, juntamente com pessoas sem deficiência, idosos e crianças. E, por colocar todos juntos atuando no mesmo palco, posso afirmar com segurança que essa é a primeira Cia realmente inclusiva no sentido mais puro da palavra!

Pessoas que não encontram espaço, aceitação e compreensão nos cursos tradicionais de teatro.  E com mais de 650 pessoas que já passaram pela Cia, há muitos relatos de casos que melhoraram sua autoestima e, consequentemente, a sua convivência e comunicação na escola e na vida como um todo pelos benefícios do fazer artístico.

O ponto central que caracteriza este Projeto como uma Inclusão Social, é mesclar junto a elas pessoas sem nenhuma dessas deficiências, parceiros de aulas e de palco. Através do Curso Livre de Teatro, são atendidas crianças, adolescentes e adultos com objetivo de integrá-los na área de artes cênicas, promovendo e estimulando a convivência no meio teatral e na vida.

Serviço:

MATRIARCA – ESPETÁCULO INFANTOJUVENIL

Realização: Cia Teatral Olhos de Dentro – um exercício de inclusão

Adaptação e direção: Nina Mancin

Apresentações aos domingos

Teatro Ruth Escobar – sala Gil Vicente

Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista –SP

Tel: (11) 3289-2358

Dias: 24/11 – 01/12 – 08/12 – 15/12

Horário: 14:00 hs

Ingressos: 10,00 (pagamento só em dinheiro)

Emilio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Militante das questões referentes às pessoas com deficiência desde a década 1980, nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica como psicólogo e psicanalista, tendo cinco pós-graduações e dois doutorados. Como escritor tem uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de setenta títulos lançados, peças teatrais e roteiros audiovisuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.