Emílio Figueira lança livro sobre Psicologia Transpessoal

PORTAL R7

Com mais de cinquenta livros publicados, o professor e psicólogo educacional Emílio Figueira se mantém como um autor de variados títulos, lançando agora uma obra digital sobre Psicologia Transpessoal, a chamada quarta força psicológica

Hoje se diz que a Psicologia Transpessoal é a primeira tentativa de integrar as diferentes visões de homem em uma visão mais ampla e abrangente. Tanspessoal significa “além do pessoal” ou “além da personalidade”, chamada a quarta força da Psicologia, ocupa-se de capacidades humanas que estão além da esfera do ego, procurando integrar todo o potencial humano que está ainda por desenvolver. Essas capacidades potenciais estão relacionadas à existência de estados superiores de consciência, ainda desconhecidas para a maior parte da humanidade.

Esse é o assunto do livro “PSICOLOGIA TRANSPESSOAL – Sua história, seus teóricos, suas possibilidades!”, lançado nas versões eBook e ePub e disponível nas livrarias Saraiva, Cultura, Kobo e Livraria Emilio Figueira.

Fruto das aulas do professor universitário e psicólogo educacional Emílio Figueira ministradas em 2013, o livro foi planejado para ser uma introdução geral à Psicologia Transpessoal. Em uma linguagem didática fala de sua história, seu desenvolvimento no contexto da Psicologia, aproximação e diálogo com outras ciências, ampliando gradualmente seu campo de ação, onde hoje se podem encontrar educadores, biólogos, filósofos, odontólogos e outros profissionais envolvidos em estudos e pesquisas transpessoal. Traz biografias e teorias dos principais nomes que contribuíram para o seu crescimento, definições e aplicação na prática, níveis de consciências, objetos de trabalho e pesquisa, além da psicoterapia transpessoal e suas várias técnicas.“A Psicologia Transpessoal tem como objetivo expandir o campo da pesquisa psicológica, incluindo áreas da experiência e do comportamento humano associadas com a saúde e o bem-estar como um todo, inserida dentro de um contexto de mudanças e ampliações de conceitos na ciência que fazem parte da linha de base, teoria-técnica, onde o mundo interior e exterior do homem e da natureza estão sujeitos aos princípios dessa matriz. Somos todos constituídos da mesma matéria, vida psíquica, programação, informação, consciência e conhecimento”, observa o professor Figueira.

Na psicoterapia na abordagem transpessoal a maneira de se restabelecer a saúde é desbloquear essa energia bloqueada. Segundo o professos, “são vários os métodos efetivos para, primeiro desbloquear esta energia, segundo (e mais importante), facilitar a essa pessoa atingir um estado elevado de consciência. Neste ponto então a pessoa experiência sua capacidade de trabalho, criatividade e capacidade de desfrutar a vida, como muito ampliada, dentro de um contexto de claridade interior e equilíbrio”.

Em entrevista na ocasião do lançamento da obra, Emílio Figueira ressaltou que esta é uma teoria de certo modo polêmica, traz alguns mitos que são importantes esclarecer: “Psicologia Transpessoal não é magia nem religião; é uma ciência séria que busca, através de sua trans-disciplinaridade, uma forma de ver e entender o homem no universo, e o homem como parte deste universo, por meio do estudo da consciência”.

SOBRE O AUTOR

O autor Emilio Figueira, por ter adquirido uma paralisia cerebral durante o parto, iniciou sua caminhada muito cedo nos anos 70, quando foi paciente semi-interno da Associação de Assistência à Criança Deficiente-AACD, numa época onde a reabilitação ainda estava no início no Brasil. E isto fez toda a diferença em sua vida. Foram nove anos de muitas terapias e estímulos que renderam a sua autonomia. Graças ao tratamento e motivação que recebeu na AACD, mesmo tendo muitas coisas contra como uma sociedade ainda segregadora, optou por estudar. Foi jornalista em vários meios de comunicação nos anos 80 e 90, publicando o seu primeiro livro aos 16 anos. Formou-se em psicologia e em teologia, fazendo em seguida cinco pós-graduações e doutorados em psicanálise e teologia. Hoje exerce várias atividades, tem 51 livros e 88 artigos científicos publicados no Brasil e exterior, textos montados no teatro. Viaja pelo país sozinho, fazendo várias palestras sobre Educação Inclusiva e/ou Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência baseado em suas pesquisas e próprias experiências.