Sete Palestras Emocionantes Em Terras Gaúchas!

Os dias 20 e 21 que passei no município gaúcho de Derrubadas, fronteira fluvial com a Argentina, foram marcantes e emocionantes em minha história pessoal e profissional. Além da oportunidade de conhecer a cultura, lindas paisagens bucólicas e os campos de trigo do Rio Grande do Sul, sei que ganhei novos amigos de coração!

No mesmo dia, em dos períodos, tive a alegria única de faz seis palestras com grupos de crianças da educação infantil e adolescentes.  Para os pequenos em exibia o filme infantil “Diálogos”, escrito e desenhado por mim. Depois eram tantas perguntas inusitadas  e inocentes feitas, tantos abraços sinceros dos guris, uma emoção muito forte e única sentir a sinceridade e o carinho deles!

E para os maiores eu exibia a minha biografia e rolava os bate-papos.

À noite, na Câmara Municipal, tive a honra de palestrar aos professores e funcionários da Educação, falando de Educação Inclusiva. Foram quase duas horas de muita troca de energia nos papos descontraídos, falando dos mais variados pontos de minha vida e carreira.

Tomo a liberdade de reproduzir as palavras da professora Raqueline Janke enviadas à minha mãe:

“Nós também ficamos muito felizes em receber o professor Emílio aqui em nosso município. Ele realmente é excepcional nos trouxe um maravilhoso exemplo de superação e conhecimento. Os alunos,  os professores e funcionários ficaram maravilhados com as palestras. Todos ficaram impressionados com a força de vontade que ele tem. Muitos comentaram que ficaram encantados… Eu também fiquei encantada pelo profissional que é, sua força de vontade, seus objetivos a forma como organizou os trabalhos não  há palavras que possam explicar! Só conhecendo ele para saber… O professor falou de vocês, do quanto foi importante o apoio e incentivo de todos … Nós  ficamos gratos pelos conhecimentos compartilhados e como eu já comentava ontem, o professor Emílio além de ser inspiração para nós e uma verdadeira biblioteca ambulante!!! Com certeza esse foi o primeiro de muitos outros trabalhos que  irá desenvolver em nosso município e região! “

Aos meus amigos gaúchos de Derrubadas, Gratidão!!!

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades.
Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo e personal coach com formação em Programão Neurolinguística .
Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de cinquenta títulos lançados. Ator e autor de teatro. Várias entrevistas na mídia e em jornais.
Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Um comentário

  1. Que exemplo de fé, força e determinação, além de ser fonte inspiradora para educadores que estão envolvidos nesse processo de inclusão, como eu que sou professora querendo escrever um artigo científico sobre adaptação curricular, pois estou fazendo uma especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva!
    Parabéns e sou muito grata por dividir suas experiências !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*