NOITES GUARAÇAIENSES – O NASCIMENTO DE UM POETA

Noites Guaraçaienses – O Nascimento De Um Poeta narra a história de um escritor com deficiência motora que, 30 anos depois, volta a uma pequena cidade do interior para relembrar o lançamento do seu primeiro livro de poesias.

Reencontrando-se com vários personagens daquela época, eles reconstituem as memórias da infância e o inicio da adolescência do jovem poeta e a sua obra, tendo como pano de fundo as consequências positivas de sua inclusão escolar, social e profissional para os dias atuais.

Rodado em maio de 2016 na cidade de Guaraçaí, o filme traz depoimentos de Ademir De Jesus (Dadá), Alair Nogueira, Almira Soares Morelli, Aparecido Muniz, Carlos Alberto Silva Souza (Tripa), Dona Koty, Helton Luiz Tavoni, Lídia Caetano, Lígia Ester Folchi Mucci, Luis Antonio De Abreu (Negão da Gráfica), Luiz Xavier, Mário Flávio Berthola Nogueira (Maroca), Maurício Rogério Tavoni, Odair Da Silva (Jiló), Paulinho Da Gráfica e Sérgio Luiz Antunes.

Música Tema “Minha Guaraçai”, composição Alair Nogueira, interpretes Émerson e Márcia.

Roteiro, Produção, Direção e Montagem Emílio Figueira. Narrações Ana Luiza Figueira Ochiai.

Câmera e Produção Alan Rogério Morelli, Helton Luiz Tavoni, Silvio Moreira.

Assistente Técnico Silvio Moreira. Pós-Produção Alan Rogério Morelli. Consultoria Ana Maria Da Silva Pina, Joaquim de Oliveira Teles e Ivan Da Silva Beteto. Produção Executiva da Figueira Digital, 2016.

Noites Guaraçaienses – O Nascimento De Um Poeta, já foi selecionado para ser exibido na Mostra de Arte Inclusiva de São Paulo em dezembro e há outras propostas de exibições pelo país. “Mais que o meu trabalho, que contou com a participação do Helton, Alan e o Silvio, acima de tudo, quero que este filme seja visto como mais uma divulgação da nossa Guaraçaí no Brasil, assim com foi o meu primeiro livro”, conclui Emílio Figueira.

Emilio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo e personal coach com formação em Programação Neurolinguística. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de cinquenta títulos lançados. Ator e autor de teatro. Várias entrevistas na mídia e em jornais. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.