Palestra “Conversando Com a Família Sobre Possibilidade!”

Abertura no Memorial da Inclusão da quarta edição da “Exposição Ita Vita – Fotografia, Arte e Inclusão”, em 16 de março. Idealizado pela fotógrafa Giselle Bohnen, esse projeto visa retratar crianças com vários tipos de deficiência com suas famílias e momentos felizes, usando a fotografia como quebra de estigmas e as imagens como um instrumento visual de inclusão.


Em seguida, em uma sala reservada, foi a minha palestra/depoimento, quando pude falar, mostrar por meio de um pequeno vídeo biográfico para umas trinta famílias sobre a minha história pessoal, como ocorreu minha inclusão, formação acadêmica e construção de meu espaço na sociedade, mesmo tendo tantos preconceitos e barreiras vencidas.

Intrinsecamente, falei de Educação Inclusiva. A criança com deficiência têm inúmeros ganhos ao ser incluída. Quando ela vê colegas sem deficiência fazendo algo, alguma tarefa ou brincadeira, ela os imitará, sendo estimulada em se superar em suas próprias limitações. As descobertas de suas possibilidades serão constantes. Estímulos que ela não teria se ficasse em uma instituição de crianças com deficiência semelhantes a sua. Eu vivi isso na pele quando fui transferido da AACD para um colégio público em 1981.

E se eu contei a minha história que começou em uma época distante com muitas exclusões sociais, hoje essas crianças estão começando a caminhar em uma sociedade com muitos pilares inclusivos. E certamente, lá no futuro, elas terão muitas histórias mais vitoriosas ainda para contar…

Emilio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo e personal coach com formação em Programação Neurolinguística. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de cinquenta títulos lançados. Ator e autor de teatro. Várias entrevistas na mídia e em jornais. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.