Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência será promovido pela Prefeitura de São Paulo

Festival que acontece em setembro terá apoio de várias instituições culturais da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoal com Deficiência (SMPED), e apoio das instituições da Paulista Cultural (Casa das Rosas, IMS, Itaú Cultural, Japan House, Masp, Sesc e SESI) e outras instituições da cidade, criou o “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”, que será realizado de 17 a 22 de setembro, em vários pontos da cidade.

A programação do Festival será apresentada em coletiva a ser realizada no dia 20 de agosto, às 9h30, no Itaú Cultural, Av. Paulista, 149.  Nesse dia, também será discutida a importância de ampliar a divulgação de eventos com acessibilidade comunicacional e facilitar o acesso a essas informações para o público de pessoas com deficiência auditiva e visual, através do uso dos símbolos de acessibilidade comunicacional (Libras, audiodescrição e legenda).

“Hoje os guias das agendas culturais da cidade não divulgam a acessibilidade em suas programações. A inserção dos símbolos na divulgação dos eventos acessíveis facilitará a vida das pessoas com deficiência que buscam por essas informações. Queremos chamar a atenção da imprensa, falando sobre a falta que faz o uso dos símbolos comunicacionais.  Sabemos que boa parte das instituições culturais da cidade já trazem programações acessíveis e isso tem que estar claro nos guias e roteiros culturais”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

As instituições culturais que participarão do Festival apresentarão, durante a coletiva, cases de suas atividades inclusivas, mostrando a importância da acessibilidade comunicacional e arquitetônica em suas programações, além de trazer artistas com deficiência.

“A experiência que tivemos na última edição da Virada Cultural, deixou clara a importância da acessibilidade nos eventos, além de sua divulgação. Foram 23 palcos e 71 espetáculos acessíveis com tradução em Libras, e a grande participação de pessoas com deficiência”, declara Alê Youssef, Secretário Municipal de Cultura.

Serviço: Coletiva

Tema: “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”

Data: 20 de agosto, terça-feira

Horário: 9h30 às 12h

Local: Itaú Cultural – Av. Paulista, 149

Inscrições no link:  http://abre.ai/sembarreiras

Emilio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Militante das questões referentes às pessoas com deficiência desde a década 1980, nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica como psicólogo e psicanalista, tendo cinco pós-graduações e dois doutorados. Como escritor tem uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de setenta títulos lançados, peças teatrais e roteiros audiovisuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.