Solidão Na Terceira Idade – Por Emílio Figueira

Por mais que não se perceba, boa parte da nossa vida envolve relacionamentos com outras pessoas. No começo da vida essa ligação está relacionada aos pais, na adolescência em diante tudo gira em torno de amigos e namorados, mas a coisa pode mudar um pouco na velhice, momento que muitos sofrem com a solidão na terceira idade.

Normalmente, é nessa época que perdemos contato com amigos, e muitas vezes perdemos a pessoa mais importante em nossas vidas: nossos maridos e esposas.

Aliás, a terceira idade é marcada por transformações e perdas, essas pessoas perdem seus companheiros, perdem a independência, perdem inclusive o carinho dos filhos.

Esses normalmente não tem tempo ou paciência para cuidar dos pais e os deixam em casas para idosos, o que piora ainda mais o sentimento de solidão na terceira idade.

Solidão na terceira idade

Como dito, esse sentimento piora mais quando esses idosos percebem que foram abandonados pelos filhos e que passarão o resto de suas vidas cercados de pessoas que não conhecem e enfermeiros.

Mas acontece que a solidão na terceira idade acarreta outros problemas, a solidão contribui para o aparecimento de outra doença, a depressão.

E é aí que está o perigo, pois a depressão causa, entre muitos sintomas, a vontade de não viver. E se isso afeta jovens que tem toda a vida para frente, para construir relações, uma família, imagina uma pessoa que já viveu tudo isso e agora não tem mais ninguém.

Perdeu o amor da sua vida, perdeu o contato com amigos, o amor dos filhos. Tudo isso contribui ainda mais para os efeitos da depressão na terceira idade e, consequentemente, levando essas pessoas ao suicídio.

E, assim como acontece nos jovens, muitas pessoas ainda acham que esse isolamento social é frescura ou um momento passageiro, mas não é, por isso é muito importante identificar esses sintomas o mais rápido possível e trabalhar em cima disso.

O assunto é tão sério que vários países, como a Inglaterra, vêm trabalhando em programas para combater a solidão na terceira idade.

Um desses programas é um número de telefone onde essas pessoas podem ligar e conversar com alguém, o que ajuda bastante nesse processo, já que essas pessoas se sentem solitárias justamente por não terem mais ninguém para conversar.

Além disso, nessa idade é importante inserir os idosos em atividades e interações sociais, assim eles não terão tempo de se sentirem solitários. Afinal, ficar sozinho em casa sem fazer nada só contribui para esse sentimento de solidão.

Para entender mais sobre o assunto e poder lidar com isso quando chegar o momento você pode adquirir uma cópia do e-book Psicologia do Envelhecimento Para Leigos, onde você poderá entender mais amplamente o que acontece com o cérebro e com os sentimentos das pessoas nessa idade.

Como dito, é importante identificar esse sentimento de solidão o mais rápido possível e trabalhar em cima dele, assim seus pais ou mesmo avós poderão continuar aproveitando a vida mesmo na terceira idade.

Fonte:

Isso e muito mais eu conto no meu novo livro Psicologia Do Envelhecimento Para Leigos – Como Conviver E Cuidar De Pessoas Idosas! Saiba mais detalhes CLICANDO AQUI

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo e personal coach com formação em Programação Neurolinguística. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de cinquenta títulos lançados. Ator e autor de teatro. Várias entrevistas na mídia e em jornais. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Um comentário em “Solidão Na Terceira Idade – Por Emílio Figueira

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.